• w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-googleplus

 

CONTATE-NOS:

 

  • UNIDADE I - NATAL/RN

     (84) 3215-9900   /   objetivo.natal@hotmail.com   /   Av.Rui Barbosa, 1117, 

     Lagoa Nova, Natal/RN, Cep. 59.056-300.

 

 

 

 

© 2014 por Colégio Objetivo de Natal.

ÁREA DOS PAIS

 

 

Solicitação 2ª Via de Contratos 2018>

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page

Voltar

ORIENTAÇÕES GERAIS

 

 

 

 

AGENDA

 

É o principal instrumento de comunicação entre o Colégio e a Família, além de servir como meio de organização do trabalho do aluno. É imprescindível que os Pais e/ou Responsáveis observem na agenda todas as informações, anotações e compromissos e assinem os comunicados. O uso e o porte diário da agenda são obrigatórios.

 

HORÁRIO DE AULAS

 

Educação Infantil e 1º ANO Ensino Fundamental:


• TARDE:        Entrada até às 13h20min - recepção em sala de aula
                        Término às 17h20min – na sala se aula

 

Ensino Fundamental:
- 2º ao 5º anos:


• TARDE:        Entrada até às 13h20min - formação de turmas na área de convivência

                        Término às 17h20min – na sala se aula

 

- 6º ao 9º anos:

• Manhã: Entrada até às 7h20min - formação de turmas na área de convivência
• Aulas das 7h20min às 11h50min

 

Ensino Médio:

• Manhã: Entrada até às 7h20min - formação de turmas na área de convivência
• Aulas das 7h20min às 12h40min

 

A PONTUALIDADE É UM HÁBITO

 

• Os alunos devem estar no Colégio antes de ser acionado o primeiro sinal para o seu turno de aulas.

• A participação da formação na área de convivência (para Ensino Fundamental e Médio) é obrigatória e marca o início das atividades do dia.

• A ocorrência de provas e outras atividades pedagógicas não libera a entrada dos alunos fora do horário regular de aula. O compromisso da pontualidade com as atividades agendadas é do aluno.

• A garantia da pontualidade dos alunos pequenos é uma colaboração diária dos pais e responsáveis.

 

OS ATRASOS E O REGISTRO NA AGENDA

 

• O atraso do aluno é registrado no Livro de Registro da Escola, sendo a família notificada.

• As chegadas em atraso, para todos os alunos, serão registradas na Agenda Escolar.

• A pontualidade deve ser observada diariamente e a colaboração dos responsáveis para a manutenção deste hábito educativo é fundamental.

 

PONTUALIDADE NA SAÍDA DOS ALUNOS

 

Por medida de segurança, os alunos não podem permanecer no Colégio após o horário de aulas, sem atividade. Não havendo atividade extra após o horário de aulas regulares, os alunos devem ir imediatamente para casa.

Obs.: Todas e quaisquer atividades marcadas pela escola no contraturno dos alunos são informadas via circular específica ou Agenda Escolar.

 

SAÍDAS ANTECIPADAS

 

A saída do aluno fora do horário regular de aula só será autorizada com a comunicação por escrito da família, enviada previamente e deverá ser adotada somente em situações extraordinárias.

ATENÇÃO:
• As saídas antecipadas não liberam o aluno dos compromissos escolares já estabelecidos, tais como testes, tarefas de casa ou trabalhos a serem entregues.

• Pede-se que médicos, dentistas e outros compromissos não sejam agendados para o horário de aulas, pois a falta desarticula a sequência de conteúdos vistos pelo aluno.

 

FREQUÊNCIA ÀS AULAS

 

O aluno faltoso deve, no primeiro dia de retorno às aulas, trazer a devida justificativa na agenda e apresentá-la para receber o visto dos professores.

A necessidade de faltas superiores a dois dias deve ser comunicada previamente ao Colégio pelos responsáveis.

 

COMPROMISSO COM O ESTUDO

 

Espera-se que cada aluno tenha compromisso com o estudo, ou seja, que aproveite as aulas da melhor forma, participando ativamente. Espera-se também que mantenha o material de aula organizado, venha para o Colégio sempre com as tarefas de casa (TC´S) feitas e com o material escolar completo.

É papel do aluno o bom proveito do tempo durante as aulas e uma rotina regular de estudos em casa. Espera-se da família, em todos os níveis e séries, o acompanhamento dos filhos para que o estudo regular e a realização de tarefas de fato ocorram. Estudar é hábito que exige disciplina.

 

ESTUDOS DE RECUPERAÇÃO

 

Os estudos de recuperação objetivam oferecer um conjunto de novas oportunidades para complementar as aprendizagens, ainda, não realizadas pelo aluno, para que possa prosseguir, com êxito, os seus estudos.

 

VISITAS DE ESTUDOS

 

Para visitas de estudo e de pesquisa, os responsáveis devem preencher devidamente as fichas de autorização, assiná-las e datá-las. Sem elas, o aluno não poderá sair do Colégio. Não são aceitas, em hipótese alguma, autorizações por telefone.

As atividades como excursões e viagens de estudo são pagas à parte.

 

CONVIVÊNCIA E NORMAS

 

A escola é um ambiente coletivo de convivência pacífica e cada um precisa colaborar para que o bom andamento das atividades ocorra. Para o bom êxito das rotinas escolares, solicitamos que responsáveis e alunos observem a importância das seguintes posturas:

1. Tratar respeitosamente a todas as pessoas;
2. Atender as solicitações e encaminhamentos dos professores, inspetores, coordenação, direção e demais funcionários do Colégio;
3. Participar na conservação da limpeza e do asseio de todas as áreas que compões o recinto escolar;
4. Zelar pelo patrimônio do Colégio;
5. Contribuir para um ambiente em sala de aula adequado à aprendizagem;
6. Usar o uniforme completo diariamente;
7. Observar a pontualidade diariamente.

O aluno que não observar adequadamente as normas de convívio escolar será atendido pela Equipe Pedagógica e não havendo empenho em melhorar o quadro de atitudes, poderá ser advertido verbalmente e por escrito ou adotadas medidas pedagógicas cabíveis, conforme a situação. Nestes casos, os familiares serão comunicados e será solicitada a presença dos pais.

Situações mais sérias poderão resultar em cancelamento compulsório da matrícula e/ou encaminhamento ao Conselho Tutelar, quando for o caso.

 

UNIFORME

 

O uso do uniforme e uma medida educativa que assegura a padronização da vestimenta dos alunos e oferece segurança ao identificar o aluno do Colégio.

O uso diário do uniforme completo é obrigatório para todos os alunos, em todas as atividades desenvolvidas pelo colégio, dentro e fora dele.

Não serão aceitas justificativas para comparecer sem uniforme às atividades escolares.

É importante que as peças do uniforme sejam identificadas com o nome do aluno, para facilitar a localização em caso de extravio. As peças de uniforme sem identificação deixadas no Colégio e não procuradas pelos respectivos donos são descartadas ao final de cada semestre.

O uniforme escolar é composto das seguintes peças: calça, camisa básica, casaco e/ ou moletom “OBJETIVO”, tênis (preto, azul ou branco).

Não será permitido o uso de peças que não integrem o uniforme padrão.

Os alunos que alegarem ferimentos nos pés para justificar o uso de chinelos, serão avaliados na Equipe Pedagógica e receberão uma credencial temporária para esse fim, quando for o caso, não sendo permitido as rasteiras ou similares.

Não será permitida qualquer alteração do uniforme, como corte das camisetas, uso de peças em tamanho menor, peças em mau estado de conservação (manchadas, desbotadas rasgadas ou outra forma que descaracterize a adequada utilização em qualquer peça.

Os alunos do Ensino Fundamental não podem usar o uniforme do Ensino Médio.

 

FUMO

 

Não será permitido aos PAIS/ RESPONSÁVEIS fumar nas dependências do Colégio, nas imediações, ou quando estiverem em atividades participativas da família, mesmo fora de suas dependências.

 

SEGURANÇA COM OBJETOS PESSOAIS

 

Objetos pessoais estranhos ao uso escolar não são de responsabilidade do Colégio. Os objetos que representam perigo para o aluno e o grupo serão apreendidos no Colégio e entregues somente aos pais.

Tendo em vista o melhor andamento das rotinas do Colégio e evitar situações desagradáveis, pedimos especial atenção quanto aos aspectos abaixo:

1. Marcar com o nome e turma todo material escolar bem como seus objetos pessoais.

2. Deixar em casa joias, máquinas fotográficas, aparelhos de som, brinquedos, celulares, tablets e outros objetos de valor ou grandes quantias em dinheiro. O Colégio não se responsabiliza pelo extravio desses objetos nas dependências do Colégio.

3. Guardar seus pertences (mochilas e/ou outros objetos) somente em espaços destinados para tal, não sendo permitido deixá-los nos corredores, na quadra, pátios e portarias sem a presença do seu dono.

4. Durante a aula, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos sonoros, ipods, celulares, tablets, laptops ou similares, bem como a troca de figurinhas, cards ou quaisquer objetos que não estejam relacionados com a atividade pedagógica imediata.

5. Os celulares dos alunos do Ensino Médio são recolhidos no início da aula, sendo devolvidos somente após o término destas.

 

SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA SECRETARIA OU NA TESOURARIA

 

O acesso a informações de ordem financeira, pedidos de transferência e cancelamento de matrícula somente pode ser solicitado pelo responsável financeiro.

As solicitações de ordem pedagógicas (pedidos de Declaração de Matricula, segundas vias de Históricos e Boletins) só podem ser solicitadas pelos pais ou responsável legal.

Importante: não faremos atendimento pedagógico ou o fornecimento de informações pedagógicas ao familiar, em qualquer grau de parentesco, que não sejam os pais do aluno ou seu responsável legal.

A definição de guarda legal de um menor matriculado no Colégio, quando for o caso, deverá ser informada ao Colégio por ocasião da matrícula e anexada uma cópia do documento.

 

SAÚDE E ATENDIMENTO DE EMERGÊNCIA

 

Quando necessário, em casos de urgência e/ou emergência, havendo a necessidade, o aluno será encaminhado à Unidade de Saúde especializada e, dependendo da situação, poderá retornar para casa ou para sua atividade regular no Colégio. Nestas situações, o Colégio acionará imediatamente os Pai/Responsáveis legais e tomará as medidas necessárias. Casos graves serão seguidos de protocolo de segurança na prestação de socorro do Estado com o acionamento do Serviço de Urgência oferecido pelo Estado - SAMU. Os alunos menores (Ed. Infantil e Fundamental I), que possuem plano de saúde devem deixar cópia dos cartões de atendimento quando efetivação da matrícula, bem como seus responsáveis devem formalizar por escrito preferências hospitalares. Lembrando que, casos emergenciais graves, seguirão o protocolo de socorro às vítimas do estado que direcionará o hospital de emergência mais indicado.

Sempre que os alunos sofrerem intercorrências e atendidos pela escola, será registrado na agenda escolar o procedimento. Em casos de necessidade de atendimento especializado, será realizado contato telefônico com os responsáveis.

O Colégio não pode, por lei, ministrar qualquer tipo de medicamento aos alunos.

Obedecendo às normas consensuais de saúde, o aluno portador de doenças infectocontagiosas deve imediatamente informar o Colégio a afastar-se das aulas regulares até que seja dada a alta médica e possa comprovar, através de atestado médico, sua completa recuperação.

 

ATIVIDADES EXTRAS

 

O Colégio oferece diversas atividades complementares, tais como Esportes (Futsal, Judô, Ballet, Jazz, Voleibol, Barquete, Judô, Natação), Teatro, TV, Coral, Viagem de Campo, entre outras, tem o início de suas atividades em fevereiro em horários específicos e conforme contrato algumas são pagas à parte. Os pais podem verificar no Contrato de Prestação de Serviços Educacionais.

Obs.: o uso do uniforme escolar é obrigatório em todas as atividades.

 

COMUNICAÇÃO FAMÍLIA/ESCOLA

 

Toda e qualquer comunicação entre os responsáveis e o Colégio deve ser formalizada, por escrito, na agenda do aluno.

A marcação de entrevistas com os professores, com a Coordenação ou com a Direção do Colégio, pode ser solicitada também via agenda.

O Colégio envia para casa as comunicações via circular. As circulares são enviadas para casa em papel e/ou via e-mail, através do sistema de “mala direta”, para o endereço eletrônico informado pela família no ato da matrícula, portanto mantenha-os atualizados.

 

 

MAIORES INFORMAÇÕES

ACESSE O MANUAL DO ALUNO NA HOMEPAGE DO COLÉGIO OBJETIVO.